Colégio Vitória planeja ações pedagógicas não-presenciais caso quadro se agrave

Equipe reunida até amanhã, terça
Maurício Maron

O Colégio Vitória, em Ilhéus, iniciou hoje (16) um planejamento estratégico de suas atividades pedagógicas futuras, diante da iminente propagação do Covid-19 no País, nos próximos meses - com a circulação comunitária do vírus que ainda não ocorre na Bahia - o que afetará o funcionamento das instituições de ensino privadas e públicas, no auge da crise. Até amanhã, terça-feira (17), estão reunidos, na unidade centro, coordenadores pedagógicos, corpo técnico-pedagógico e setores administrativos e financeiros da instituição.

O Vitória mantém a data de retorno às aulas, esta semana, na quarta-feira (18). Esta data só será alterada se houver algum pronunciamento, em contrário, das autoridades baianas e representações dos trabalhadores em Educação, que estão reunidas em Salvador. O Secretário Estadual da Saúde, médico Fábio Vilas-Boas, disse que ainda é cedo para a suspensão das aulas.

“Quanto ao futuro mais distante, para suporte à uma esperada suspensão de aulas, a escola planeja possíveis formas de trabalho, inclusive não presenciais, mas mantendo a qualidade pedagógica,”, explica a diretora Ana Carolina Melo. 

Dentre as alternativas discutidas pela escola, para exercícios domiciliares e geração de material, estão a liberação de conteúdos pedagógicos via WhatsApp, Portal Iônica (FTD) e youtube, com aulas online para turmas como o terceiro ano do Ensino Médio.

Alerta aos pais 

A direção alerta os pais que ainda não baixaram o programa Classapp (que disponibiliza o histórico do aluno e orientações da escola) que o façam o mais urgente possível. Amanhã (terça), como a escola funcionará internamente, as dúvidas sobre o app poderão ser dirimidas por telefone. Procurar o servidor Luciano.

A escola lembra aos pais que os alunos que tem algum sintoma de gripe não devem ir para a aula, mas ficar em casa para observação.

Como recomendado pelas autoridades de saúde, em caso de aparecimento de sintomas suspeitos relacionados ao novo coronavírus (Covid-19), deve-se procurar, imediatamente, a Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus, em seu setor de Vigilância Epidemiológica que está preparado para este atendimento. O endereço é Rua Araújo Pinho, número 7, Centro (no prédio da antiga Embratel). O contato também pode ser feito por meio dos números (73) 98837-9911 e WhatsApp (73) 98866-4656, para o necessário acompanhamento e monitoramento do estado de saúde.